Viseu encaminha renúncia quaresmal para o Haiti


A diocese de Viseu antecipou a decisão sobre o destino a dar ao produto da renúncia quaresmal deste ano, que irá beneficiar a população do Haiti. Decisão semelhante já tinha sido tomada pelo Bispo do Algarve.
“Diante da tragédia que atingiu os haitianos, considerou que seria bom destinar-lhes o produto da renúncia quaresmal para socorro das suas imensas necessidades, às quais a Igreja procura dar resposta”, indica o site oficial da Diocese.
A renúncia quaresmal é uma prática habitual na Igreja Católica durante o período que serve de preparação para a Páscoa. Os fiéis são chamados a abdicar de alguns dos seus bens em favor das populações mais desfavorecidas e a entregar esse montante à sua Diocese, que o encaminha para um projecto à sua escolha.
A Diocese de Viseu informa ainda que, através da Cáritas nacional, já foram antecipadamente enviados 20 mil euros. “Espera-se que tal verba possa vir a ser ultrapassada, na generosidade dos crentes que, sentindo-se solidários com os que sofrem, partilham também o que têm, para que não falte aos necessitados o mínimo indispensável à sua dignidade humana”, refere o comunicado diocesano.
A Campanha “Cáritas Ajuda Haiti” contabiliza donativos no valor de 800.602,82 Euros, valor a aplicar nas acções de emergência e reconstrução a favor das vítimas do sismo do passado dia 12 de Janeiro.
A Cáritas do Haiti, através de um financiamento da sua congénere portuguesa, adquiriu 272 tendas para 1100 pessoas. Este investimento corresponde a 100 mil euros, proveniente da referida campanha e insere-se no programa de emergência da Cáritas Haitiana, assinala a organização católica, na sua página oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário